Tipo
Livro
Título
Da jurisdição à mediação
Data
2010
Ementa

Resumo:Aborda as possibilidades de construir um novo modelo de tratamento de conflitos a partir da ideia da constituição de consensos mediados.

Sumário:Estado, jurisdição e crise: O antagonismo entre Continuidade/Ruptura e a Multiplicidade dos Loci de Poder. A crise e a transformação do Estado: do Contemporâneo ao contemporâneo. A globalização econômica e a fluidez das fronteiras: restrições à regulação estatal e valorização das forças extraestatais. A Lex Mercatoria e o seu modo particular de criar o direito: o poder de "ditar a lei" sequestrado pelo mercado -- A crise de jurisdição e os novos contornos da função jurisdicional: O monopólio estatal da jurisdição e a crise: o poder judiciário é descartável?. Os paradigmas da cultura jurídica: o substrato social do direito e da jurisdição esquecido pelo racionalismo -- Tempo, conflito e consenso: Do moderno ao hipermoderno: a acelaração temporal e as secularização do poder fruto de uma nova temporalidade. A instituição jurídica da sociedade e o sequestro da temporalidade: a temporalização do tempo e a instituição do direito --

Sumário:O conflito, o monopólio estatal de seu tratamento e as novas possibilidades: a importância dos remédios ou os remédios sem importância?: O "Estado da arte" Socioconflitivo: as diversas possibilidades de interação entre o conflito e as relações de poder. A (Re)Solução judicial de conflitos: o tratamento dos sintomas sem erradicar a doença. Entre o tradicional e o inovador: o tratamento de conflitos e as práticas de ADR -- A instituição do consenso na complexidade social contemporânea: A mediação enquanto arte de "Estar no meio": o compromisso com a alteridade. Em Hobbes, o consenso induzido; na mediação o consenso construído: nasce um novo contrato social?

Classificação (CDDir)
341.4625
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO PROCESSUAL [ 341.4 ]
»» Direito Processual Civil [ 341.46 ]
»»» Fases do processo [ 341.462 ]
»»»» Conciliação [ 341.4625 ]

Publicação: Texto - Português

 
2010
Da jurisdição à mediação: por uma outra cultura no tratamento de conflitos / Fabiana Marion Spengler.
   Imprenta: Ijuí, Unijui, 2010.
   Descrição Física: 427 p.
   ISBN: 9788574298849
   Referência: 2010.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  TST

2023-01-28T23:01:21.000Z [ 9321774 ]