Tipo
Artigo de revista
Título
Teto de vidro e a desigualdade de remuneração em razão do gênero no desenvolvimento econômico brasileiro
Data
2019
Ementa

Resumo:"A condição de desigualdade das mulheres no trabalho ocorre tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Em especial, observa-se, no Brasil, a persistência da desigualdade entre homens e mulheres no que concerne à progressão funcional e à remuneração, apesar do reconhecimento, como direito fundamental e direito humano, do direito à igualdade de gênero no trabalho. A análise desenvolvida neste artigo parte da observação de que o trabalho da mulher é ao mesmo tempo uma realidade econômica e uma forma de representação social que reflete o próprio funcionamento da sociedade. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo avaliar em que medida o descumprimento do direito fundamental à igualdade de remuneração no mercado de trabalho brasileiro impacta no desenvolvimento socioeconômico do país. (...) Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo utilizou-se do método de pesquisa doutrinária, legislativa e quantitativa com dados secundários."

Sumário:Desigualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro -- A igualdade de remuneração e a vedação à assimetria salarial em decorrência do gênero -- Impacto da desigualdade salarial em razão do gênero no desenvolvimento econômico brasileiro.

Classificação (CDDir)
341.272
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO CONSTITUCIONAL [ 341.2 ]
»» Direitos Fundamentais. Direitos primordiais. Garantias asseguradas aos cidadãos e associações. Direitos do homem. Liberdades fundamentais. Direitos políticos [ 341.27 ]
»»» Direitos da Pessoa Humana. O Estado e os indivíduos. Liberdades Públicas [ 341.272 ]

Publicação: Texto - Português

 
2019
Revista brasileira de direitos humanos
   Imprenta: Porto Alegre, Magister, 2012.
   Referência: v. 8, n. 31, p. 104–120, out./dez., 2019.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STJ

2023-01-29T01:03:44.000Z [ 9650901 ]