Tipo
Artigo de revista
Título
Direito do consumidor e consumismo
Data
2015
Ementa

Resumo:"Este trabalho é fruto da constatação da relação entre as diversas abordagens da realidade, a partir da economia, do direito, da filosofia e da psicologia, sobre a compreensão dos limites do direito na proteção do consumidor à propaganda que estimula o consumismo da compra por impulso. Originou-se da ideia de aprofundar a compreensão dessa questão, buscando entender como a economia, na análise do sistema capitalista, a filosofia, em sua tentativa de compreensão de realidade e da condição humana, e a psicanálise, buscando compreender o comportamento humano, podem explicar os limites do direito na proteção do consumidor à propaganda nos meios de comunicação que, ao estimular o consumismo, por um lado, provoca sofrimento psíquico e interfere na liberdade psicológica do homem e, por outro, promove a venda de bens e serviços, propiciando desenvolvimento econômico no mercado. Quanto à questão do limite do direito na proteção do consumidor, aborda-se a relação entre consumo e princípios constitucionais contraditórios, demonstrando-se uma relação entre liberdade de expressão, propaganda e formação de desejo no consumidor, a partir de uma abordagem psicanalítica e filosófica existencialista."

Classificação (CDDir)
342.51
 
DIREITO PRIVADO [ 342 ]
» DIREITO DO CONSUMIDOR [ 342.5 ]
»» Direitos básicos do consumidor [ 342.51 ]

Publicação: Texto - Português

 
2015
Revista de direito da Advocef
   Imprenta: Londrina, Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal, 2005.
   Referência: v. 10, n. 20, p. 305–328, maio, 2015.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  AGU,  MJU,  SEN

2023-01-29T00:53:36.000Z [ 9619012 ]