Sumário:Direito privado constitucionalizado e a garantia institucional de um direito privado coerente integrando a proteção dos consumidores. A constituição federal de 1988 como a garantia institucional da existência e efetividade do direito do consumidor -- Um novo direito privado brasileiro como garantia-institucional-valorativa de proteção do consumidor -- A proteção do consumidor como elemento inerente à igualdade de direito privado: a nova autonomia formal (mas não valorativa) do direito privado constitucionalizado -- Diálogo das fontes e coerência restaurada do sistema de direito privado brasileiro pelos valores constitucionais -- Coerência constitucional do novo direito privado com proteção do consumidor -- Exemplos de um diálogo possível sob a luz dos valores e princípios constitucionais do CDC, do CC/2002 e do direito bancário -- Drittwirkung ou eficácia horizontal nas relações obrigacionais de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária -- Drittwirkung e a admissibilidade da eficácia horizontal dos direitos fundamentais do consumidor nas relações bancárias, financeiras, securitárias e de crédito de consumo -- A nova força normativa da constituição: interpretar a igualdade e delimitar a liberdade dos bancos nas relações com consumidores.