Tipo
Livro
Título
Agressão conjugal mútua
Data
2012
Ementa

Resumo:Apresenta tabela sobre : Tipos de violência ocorrida nos domicílios com agressores alcoolizados (N=1.361). Brasil, 2005 e gráfico sobre : Tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Brasil, 2006 a 2009.

Resumo:"Estuda as possibilidades e os limites da aplicação da Lei Maria da Penha sob os princípios da Justiça Restaurativa, dentro da contextualização do fenômeno da agressão conjugal recíproca no cenário da Justiça...[...] a partir de uma análise crítica de conceitos e doutrinas atuais sobre o tema da violência doméstica," [...] consistindo em uma "pesquisa fática sobre as causas de agressão conjugal mútua, visando à compreensão desse fenômeno e à busca de estratégias que contemplem a aplicação da leia à realidade/necessidade do casal e seu uso em práticas restaurativas dentro da perspectiva da conjugalidade."

Sumário:Gênero e violência. Interação sistêmica do casal e violência conjugal. Lei Maria da Penha -- Operadores jurídicos e psicossociais -- Quod non est in actis non est in mundo : o mundo complexo pode ser resumido nos autos de um processo ? Trocando as lentes : a justiça restaurativa como perspectiva sistêmica. Casais. dinâmica conjugal violenta. Cláusula masculina em debate : a questão de gênero. Ouvindo : ciúmes, traição e insegurança. Dependência econômica e (des)controle : o desejo de ter e de ser. Olhares sobre o uso abusivo do álcool. Abrindo portas de saída para a violência conjugal. Relações conjugais violentas no contexto da justiça : olhares dos casais. Na política e na justiça : homem/agressor, mulher/vítima. No psicossocial : possibilidade de refletir sobre a relação. Significados da Lei Maria da Penha : perspectivas femininas e masculinas -- A agressão conjugal mútua na perspectiva da justiça restaurativa : a Lei Maria da Penha.

Classificação (CDDir)
341.556
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO PENAL [ 341.5 ]
»» Diversas espécies de infrações [ 341.55 ]
»»» Infrações contra as pessoas [ 341.556 ]

Publicação: Texto - Português

 
2012
Agressão conjugal mútua: justiça restaurativa e Lei Maria da Penha / Ivonete Granjeiro.
   Imprenta: Curitiba, Juruá, 2012.
   Descrição Física: 238 p. : il., graf.
   ISBN: 9788536239354
   Referência: 2012.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  SEN,  STF,  STJ,  TJD

2023-01-28T23:03:52.000Z [ 9328526 ]