Tipo
Livro
Título
Analogia e direito do trabalho
Data
2011
Ementa

Resumo:"Propõe como objeto de estudo a reflexão sobre o raciocínio por analogia como um dos meios de aproximação hermenêutica da norma jurídica positivada, no âmbito da regulação das relações de trabalho e do julgamento das lides submetidas ao Poder judiciário trabalhista".

Sumário:A interpretação da lei no direito moderno e contemporâneo : O processo de codificação e a interpretação moderna do direito à luz do jusnaturalismo. A emergência da questão hermenêutica e as escolas de interpretação no século XIX -- A analogia como meio de autointegração e preenchimento das lacunas no sistema jurídico : O sistema jurídico: completude e lacunas. Normas referentes a lacunas e seu preenchimento no ordenamento jurídico brasileiro e no direito comparado -- Os paradigmas dos direitos humanos e a interpretação da lei no âmbito dos sistemas jurídicos contemporâneos : A positivação dos princípios e normas de direitos humanos nas Constituições contemporâneas. Sistema jurídico e sistema de valores na sociedade: o conceito de bem comum -- Considerações finais: Para a mobilização democrática do instituto da analogia.

Classificação (CDDir)
342.6
 
DIREITO PRIVADO [ 342 ]
» DIREITO DO TRABALHO [ 342.6 ]

Publicação: Texto - Português

 
2011
Analogia e direito do trabalho: para uma leitura das leis trabalhistas e de suas lacunas à luz dos direitos humanos / Wilson Ricardo Buquetti Pirotta.
   Imprenta: São Paulo, LTr, 2011.
   Descrição Física: 123 p.
   ISBN: 9788536116952
   Referência: 2011.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  SEN,  STF,  TJD,  TST

2023-01-28T23:01:52.000Z [ 9323125 ]