Resumo:"O presente artigo tem como objetivo expor algumas das experiências no campo da educação de três países que têm se destacado internacionalmente em relação à educação de excelência - Finlândia, Singapura e Coreia do Sul - e analisar de forma crítica o que tem sido desenvolvido de mais precioso pelos respectivos países em prol da construção da cidadania na seara da educação. Referida análise dar-se-á da ótica dos direitos humanos e na perspectiva jurídica e educacional. Visa a analisar o quanto a educação pode contribuir para a construção da cidadania. Diante do cenário e das experiências apresentadas pelos respectivos países, são tecidas reflexões a respeito dos pontos de convergência presentes nos sistemas de educação analisados e que podem contribuir substancialmente para aprimorar e transformar os sistemas educacionais de todos os países. A metodologia do estudo se baseia na pesquisa de natureza qualitativa, pelo método de pesquisa bibliográfica e documental. Para a realização de leitura analítica e interpretativa, utilizamos como referência a hermenêutica dos Direitos Humanos e do Direito Internacional dos Direitos Humanos. "
Sumário:Acesso à educação de qualidade e construção da cidadania no século 21 -- Sistemas educacionais de alta qualidade: o que eles têm a nos ensinar. Educação de qualidade na Finlândia -- Educação de qualidade em Singapura -- Educação de qualidade na Coreia do Sul -- Reflexões quanto à qualidade da educação e a construção da cidadania no século 21 com base nas experiências da Finlândia, Singapura e Coreia do Sul.