Tipo
Artigo de revista
Título
Educação de qualidade e cidadania no século 21
Data
2020
Ementa

Resumo:"O presente artigo tem como objetivo expor algumas das experiências no campo da educação de três países que têm se destacado internacionalmente em relação à educação de excelência - Finlândia, Singapura e Coreia do Sul - e analisar de forma crítica o que tem sido desenvolvido de mais precioso pelos respectivos países em prol da construção da cidadania na seara da educação. Referida análise dar-se-á da ótica dos direitos humanos e na perspectiva jurídica e educacional. Visa a analisar o quanto a educação pode contribuir para a construção da cidadania. Diante do cenário e das experiências apresentadas pelos respectivos países, são tecidas reflexões a respeito dos pontos de convergência presentes nos sistemas de educação analisados e que podem contribuir substancialmente para aprimorar e transformar os sistemas educacionais de todos os países. A metodologia do estudo se baseia na pesquisa de natureza qualitativa, pelo método de pesquisa bibliográfica e documental. Para a realização de leitura analítica e interpretativa, utilizamos como referência a hermenêutica dos Direitos Humanos e do Direito Internacional dos Direitos Humanos. "

Sumário:Acesso à educação de qualidade e construção da cidadania no século 21 -- Sistemas educacionais de alta qualidade: o que eles têm a nos ensinar. Educação de qualidade na Finlândia -- Educação de qualidade em Singapura -- Educação de qualidade na Coreia do Sul -- Reflexões quanto à qualidade da educação e a construção da cidadania no século 21 com base nas experiências da Finlândia, Singapura e Coreia do Sul.

Classificação (CDDir)
341.271
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO CONSTITUCIONAL [ 341.2 ]
»» Direitos Fundamentais. Direitos primordiais. Garantias asseguradas aos cidadãos e associações. Direitos do homem. Liberdades fundamentais. Direitos políticos [ 341.27 ]
»»» Qualidade de cidadão [ 341.271 ]

Publicação: Texto - Português

 
2020
Revista brasileira de direitos humanos
   Imprenta: Porto Alegre, Magister, 2012.
   Referência: v. 9, n. 35, p. 23–44, out./dez., 2020.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STJ

2023-01-29T01:06:56.000Z [ 9660962 ]