Tipo
Artigo de revista
Título
Busca e apreensão domiciliar à luz dos direitos fundamentais e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e dos Tribunais Estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro Silvio
Data
2020
Ementa

Resumo:"A presente pesquisa teve por objetivo verificar se a divergência na preservação de direitos fundamentais de intimidade e domicílio se dá em razão da classe social ou de circunstâncias pessoais dos investigados. Para verificar o objetivo desta pesquisa foi analisado o entendimento jurisprudencial das Cortes Superiores acerca das hipóteses em que o ingresso em residência sem mandado judicial seria possível. O problema adotado pela pesquisa foi: “em que pese a vigência uniforme no país das garantias em matéria de processo penal, em especial a inviolabilidade da vida privada e do domicílio, por que motivos há divergência na sua aplicação?”. No que se refere à abordagem, a pesquisa é quali-quantitativa e descritiva. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental. Foram estudados 155 acórdãos dos quais observou-se que 153 envolviam tráfico de entorpecentes e apenas dois envolviam crimes contra o sistema financeiro nacional. Nas 114 decisões que reconheciam a legalidade da busca e apreensão pôde-se observar a presença reiterada de expressões como “favela”, “viela”, “conhecido ponto de tráfico”, do que se constatou, estatisticamente, que a busca e apreensão domiciliar ocorre majoritariamente em domicílios humildes ou localizados em regiões periféricas."

Sumário:Inviolabilidade do domicílio e o direito à intimidade e à vida privada -- Da busca e apreensão domiciliar: aspectos doutrinários -- Compreensão do termo 'casa' -- Busca e apreensão domiciliar: requisitos do mandado e condições de validade da execução da medida -- Análise jurisprudencial da busca e apreensão domiciliar.

Classificação (CDDir)
341.54
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO PENAL [ 341.5 ]
»» Penas. Penalidades em geral [ 341.54 ]

Publicação: Texto - Português

 
2020
Revista brasileira de direitos humanos
   Imprenta: Porto Alegre, Magister, 2012.
   Referência: v. 9, n. 33, p. 57–78, abr./jun., 2020.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STJ

2023-01-29T01:06:54.000Z [ 9660879 ]