Tipo
Artigo de revista
Título
Criação de políticas públicas para informação e acesso dos portadores de esclerodermia a um tratamento mais humanizado
Data
2019
Ementa

Resumo:"O presente estudo busca discutir a criação de políticas públicas para informar e facilitar o acesso dos pacientes portadores de esclerodermia aos tratamentos e medicamentos já existentes para pacientes portadores de outras doenças autoimunes. A comunidade esclerodérmica brasileira é invisível, deixada a própria sorte, uma vez que toda medicação prescrita para esta doença é fornecida única e exclusivamente pelo Hospital da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Alguns estados brasileiros sequer conhecem a doença, ou já ouviram falar dela, o que leva a um diagnóstico tardio, com poucas chances de cura para o enfermo. Desta forma, uma vez que temos que a saúde é um direito de todos e dever do Estado que políticas públicas sejam criadas, com vias a diminuir todos os problemas causados pela esclerodermia, que, infelizmente, ainda é desconhecida tanto pela população, quanto pela sociedade médica."

Sumário:Princípios constitucionais -- Como é feito o tratamento em outros países -- Dificuldades no diagnóstico -- Políticas públicas necessárias.

Classificação (CDDir)
341.27
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO CONSTITUCIONAL [ 341.2 ]
»» Direitos Fundamentais. Direitos primordiais. Garantias asseguradas aos cidadãos e associações. Direitos do homem. Liberdades fundamentais. Direitos políticos [ 341.27 ]

Publicação: Texto - Português

 
2019
Revista brasileira de direitos humanos
   Imprenta: Porto Alegre, Magister, 2012.
   Referência: v. 7, n. 28, p. 92–102, jan./mar., 2019.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STJ

2023-01-29T01:02:04.000Z [ 9645479 ]