Tipo
Artigo de revista
Título
Dignidade humana de trabalhadores e trabalhadoras transexuais
Data
2019
Ementa

Resumo:"Este artigo tem por objetivo analisar a incidência dos direitos fundamentais, em especial dos princípios da igualdade e da dignidade humana, bem como o papel do Ministério Público do Trabalho no combate à discriminação e promoção da igualdade de trabalhadores e trabalhadoras transexuais no mercado de trabalho no Brasil. Inicialmente, contextualiza-se a situação de discriminação dos transexuais no mundo do trabalho. Analisam-se, sob o ponto de vista teórico, os direitos fundamentais, com ênfase nos princípios da igualdade e da dignidade humana para concluir-se que a atuação do Ministério Público do Trabalho, no aspecto estritamente normativo, do dever-ser, no tocante ao combate à discriminação e promoção da igualdade no trabalho de transexuais, deve se fundamentar na afirmação dos direitos fundamentais, seja no plano judicial ou extrajudicial, no sentido de pleitear a correção da injustiça e a prática dos atos necessários à implementação da igualdade, inclusive mediante a criação de obrigação inexistente em lei."

Sumário:A discriminação de gênero no mercado de trabalho : trabalhadoras e trabalhadores transexuais: sexo, gênero e transgênero. O cenário da discriminação de trabalhadoras e trabalhadores transexuais no mercado de trabalho brasileiro -- A promoção da igualdade de gênero sob a perspectiva da dignidade humana: Direitos humanos e direitos fundamentais. Princípios da igualdade e da dignidade humana : proteção no âmbito do trabalho -- O Ministério Público do Trabalho na Constituição Federal de 1988 -- A atuação do Ministério Público do Trabalho na promoção da dignidade humana de transexuais no trabalho.

Classificação (CDDir)
341.27
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO CONSTITUCIONAL [ 341.2 ]
»» Direitos Fundamentais. Direitos primordiais. Garantias asseguradas aos cidadãos e associações. Direitos do homem. Liberdades fundamentais. Direitos políticos [ 341.27 ]

Publicação: Texto - Português

 
2019
Revista brasileira de direitos humanos
   Imprenta: Porto Alegre, Magister, 2012.
   Referência: v. 7, n. 28, p. 58–81, jan./mar., 2019.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STJ

2023-01-29T01:02:04.000Z [ 9645475 ]