Resumo:"O presente trabalho propõe uma análise da cultura do consumo inserida no contexto da lógica capitalista, com especial observância à proteção do direito coletivo da criança e do adolescente, enfrentando a abusividade da publicidade dirigida a este público-alvo, que se vê persuadido estrategicamente pela rede consumo. A partir de uma análise reflexiva, observa a necessidade de desmistificar a real intenção da ideia de inclusão sociocomunitária, de pertencimento e de valorização social de produtos e serviços como ideal de vida, expondo seus riscos e efeitos para aqueles que estão em fase de formação, e por isso mesmo, mais vulneráveis, bem como trata sobre os respectivos instrumentos jurídicos de proteção. Por fim, faz alusão à política de atendimento à criança e ao adolescente definida legalmente, ao sistema de garantia de direitos e a atenção à Resolução nº 163 do Conanda. Ao tempo destas considerações ainda trata sobre um possível caráter emancipatório".
Sumário:A sociedade de consumo e a ideia de inclusão sociocomunitária, seus riscos e efeitos -- O direito coletivo e os limites à publicidade dirigida ao público infantojuvenil -- A rede de proteção integral e sua regulação: Instrumentos jurídicos protetivos. A política de atendimento à criança e ao adolescente e a atenção à Resolução nº 163 do Conanda.