Resumo:"Este presente trabalho tem como problemática central explorar o impacto da pandemia do novo coronavírus no acompanhamento pedagógico de alunos com deficiência/transtorno mental. Assim, tem como objetivo geral compreender as mudanças no ambiente de aprendizagem do aluno com deficiência/transtorno mental em razão do cenário pandêmico, bem como a possível restrição de recursos necessários e seus reflexos no desempenho pedagógico do aluno. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir do método dedutivo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se, em um primeiro momento, da pesquisa bibliográfica e documental e, em um segundo momento, da pesquisa de campo, desenvolvida por meio de um questionário pela plataforma Google Forms. Como conclusão, é possível indicar os reflexos negativos da pandemia da Covid-19 por conta do isolamento social no desenvolvimento pedagógico da criança com deficiência mental por interromper seu anterior processo de aprendizagem, que depende do ambiente de socialização."
Sumário:Sobre a pandemia da Covid-19. Histórico do vírus Sars-Cov-2. O vírus no Brasil. medidas de prevenção e o futuro da doença. reflexos da Covid-19 no bem-estar social brasileiro -- O panorama da pessoa com deficiência no Brasil : existe proteção?. Reflexões sobre a pessoa com deficiência : conceito e características. O contexto histórico da luta pelos direitos das pessoas com deficiência no brasil. O estatuto da pessoa com deficiência e a garantia do direito à educação - O impacto causado pela Covid-19 no aluno com deficiência mental e intelectual.