Tipo
Artigo de revista
Título
O Escopo educativo do processo e a linguagem dos juízes
Data
2004
Ementa

Sumário:Visão global do problema da comunicação envolvendo o Poder Judiciário -- O Poder Judiciário se comunica? -- O conhecimento sobre o Poder Judiciário e o papel da comunicação por ele realizada na conscientização da população e na concretização da democracia -- Os juízes e o direito de informação como meio de acesso à Justiça -- A comunicação realizada dentro do processo e seu escopo educativo -- O escopo educativo na visão instrumentalista do processo -- Os destinatários da atividade jurisdicional: as partes ou os procuradores? -- A relevância e o poder da linguagem na atividade jurisdicional -- A linguagem inadequada dos juízes: onde ela tem lugar? -- Bacharelismo vesus instrumentalidade: a linguagem das decisões na perspectiva instrumentalista e como fator de efetividade do processo -- As conseqüências da linguagem bacharelesca no processo -- Haveria óbice ao alcance dos escopos do processo? -- Haveria um distanciamento do juiz em relação às partes? -- A linguagem bacharelesca seria um fator do aumento numérico dos recursos, com o que os processos acabariam ficando mais morosos ainda? -- Diante desse quadro o legislador cria meios urgentes, restringindo poderes e faculdades e exacerbando ônus: estaria cada vez mais se estreitando a via recursal para "esvaziar prateleiras"? -- Trata-se do sintoma em vez da causa.

Classificação (CDDir)
340.44
 
DIREITO [ 340 ]
» Introdução à ciência jurídica [ 340.4 ]
»» Terminologia jurídica [ 340.44 ]

Publicação: Texto - Português

 
2004
Revista de processo / Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP).
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 1976.
   Referência: v. 29, n. 117, p. 341–364, set./out., 2004.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  AGU,  CAM,  MJU,  PGR,  SEN,  STF,  STJ,  STM,  TJD,  TST

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