Sumário:Visão global do problema da comunicação envolvendo o Poder Judiciário -- O Poder Judiciário se comunica? -- O conhecimento sobre o Poder Judiciário e o papel da comunicação por ele realizada na conscientização da população e na concretização da democracia -- Os juízes e o direito de informação como meio de acesso à Justiça -- A comunicação realizada dentro do processo e seu escopo educativo -- O escopo educativo na visão instrumentalista do processo -- Os destinatários da atividade jurisdicional: as partes ou os procuradores? -- A relevância e o poder da linguagem na atividade jurisdicional -- A linguagem inadequada dos juízes: onde ela tem lugar? -- Bacharelismo vesus instrumentalidade: a linguagem das decisões na perspectiva instrumentalista e como fator de efetividade do processo -- As conseqüências da linguagem bacharelesca no processo -- Haveria óbice ao alcance dos escopos do processo? -- Haveria um distanciamento do juiz em relação às partes? -- A linguagem bacharelesca seria um fator do aumento numérico dos recursos, com o que os processos acabariam ficando mais morosos ainda? -- Diante desse quadro o legislador cria meios urgentes, restringindo poderes e faculdades e exacerbando ônus: estaria cada vez mais se estreitando a via recursal para "esvaziar prateleiras"? -- Trata-se do sintoma em vez da causa.