Resumo:"Propósito - Apresentar uma proposta sistemática deregulamentar a dosimetria das penalidades e os valores de multas aplicadas por entidades reguladoras. Metodologia/abordagem/design - A técnica foi desenvolvida por meio de três abordagens teórico-metodológicas: a primeira se versa sobre o direito penal, na busca pela adequação do tradicional sistema trifásico à realidade dos reguladores; a segunda adentra no viés do direito administrativo sancionador; e a terceirase baseia na teoria econômica do direito, o qual visa o bem-estar social. Resultados - A técnica permitiu a sistematização das atividades regulatórias coercitivas esancionatórias, bem como se apresentou como uma importante ferramenta para fundamentar a dosimetria das penas. Implicações práticas - O método foi testado, e se apresentou adequado para os serviços de transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros, os quais estão sob responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Por sua vez, destaca-se que a técnica pode ser adaptada a qualquer matéria regulatória que contemple penalidades e/ou multas. Originalidade/relevância do texto - O trabalho é relevante para auxiliar os agentes públicos atuantes em agências reguladoras ou em áreas afins, quando da elaboração ou edição de normativos coercitivos e sancionadores".