Tipo
Artigo de revista
Título
Regulação da educação superior
Data
2017
Ementa

Resumo:Analisa a atuação dos órgãos reguladores da educação superior no Brasil, sob uma perspectiva histórica recente, no que se relaciona à capacidade de garantir o interesse público, entendido como a medida de atendimento aos princípios constitucionais da igualdade de condições de acesso, da garantia de padrão de qualidade e do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, com a coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. A pesquisa tem por base a teoria do interesse público de Mike Feintuck, que sustenta que a instrumentalização do estado deve se pautar não somente pela economia e sim por outros valores, vinculados a princípios constitucionais.

Sumário:A teoria do interesse público e a regulação da educação superior -- Atuação do órgão regulador da educação superior (2007-2015) -- Igualdade de condições para o acesso e permanência -- Garantia de padrão de qualidade -- Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

Classificação (CDDir)
340
 
DIREITO [ 340 ]

Publicação: Texto - Português

 
2017
Journal of law and regulation
   Imprenta: Brasília, Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Núcleo de Direito Setorial e Regulatório, 2015.
   Referência: v. 3, n. 1, p. 199–219, may, 2017.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas

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