Tipo
Livro
Título
Análise econômica do processo civil
Data
2020, 2019
Ementa

Resumo:"[...] oferece um excelente diagnóstico da Justiça brasileira e apresenta alguns de seus principais problemas: falta de celeridade processual, recorribilidade exacerbada e gargalos na execução. A ideia de incentivos e desincentivos para fomentar o comportamento cooperativo preconizado pelo Código de Processo Civil de 2015, que serve de eixo central ao livro, é imprescindível para mudar paradigmas no Poder Judiciário e evitar que ele se transforme, pela lentidão e inefetividade, no refúgio dos que não têm razão."

Sumário:Criando um ambiente cooperativo no processo : incentivos à litigância de boa-fé como estratégia predominante: Valor esperado de multa : perspectiva de punição e exequibilidade. Superando a indisposição dos juízes no combate ao comportamento não cooperativo (desleal). Agency problem advogado-cliente e vicarious liability. Refazendo as contas em busca de um valor ideal de sanção contra a litigância ímproba. Ajustes da economia comportamental -- Efetividade das decisões judiciais : a cooperação nos recursos e na execução: Análise econômica dos recursos (principalmente de apelação). A efetividade das decisões judiciais como fundamental ao ambiente cooperativo do processo : cooperação na execução -- Tecnologia e direito processual civil : diminuindo os custos de transação e promovendo cooperação de forma disruptiva: Inteligência artificial e o futuro do processo civil : precedentes, litigância de boa-fé e decisão por algoritmos -- Anexos: Anexo 2. Pesquisa : acórdãos do STJ sobre litigância de má-fé (janeiro a 26 de outubro de 2017).

Sumário:Uma breve história da análise econômica do direito -- Matrizes teóricas da análise econômica do direito e deste trabalho: O que é eficiência? De Posner a Shavell/Kaplow e Calabresi. A teoria da utilidade esperada e a teoria da perspectiva. Matriz filosófica : a neurociência da moralidade e o pragmatismo profundo -- A cooperação no direito processual civil brasileiro : lei e doutrina em caminhos divergentes -- O que é cooperação? Direito, biologia, economia e psicologia juntas na odisseia evolutiva da espécie humana -- Primeiro momento da cooperação : de antes do processo à audiência do art. 334 do CPC/2015: A necessidade de ajuizar uma ação : custas processuais, condições da ação e demandas frívolas. Análise econômica da decisão de demandar (ajuizamento da ação). Desperdício de recursos públicos e privados (deadweight loss). Modelagem com árvores decisórias : aprendendo a trabalhar com backwords induction. Postura do réu. Análise econômica da autocomposição : modelo básico. Behavioral law and economics e o necessário ajuste dos modelos aqui estudados -- Primeiras soluções cooperativas: Retrato em branco e preto do processo civil brasileiro. Reestruturação das custas processuais (correção de incentivos para as partes). Incentivos aos advogados. Incentivos para o juiz. Um problema extra : o jeitinho brasileiro (juízes, partes e advogados) -- Criando um ambiente cooperativo no processo : contra a litigância habitual e a litigância de má-fé: Como promover a cooperação dos litigantes habituais. Comportamento cooperativo das partes e juízes no âmbito da fase cognitiva de processos individuais : contra a litigância de má-fé --

Classificação (CDDir)
341.46
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO PROCESSUAL [ 341.4 ]
»» Direito Processual Civil [ 341.46 ]

Publicação: Texto - Português

2. ed., rev. e atual. de acordo com o relatório justiça em números do CNJ 2019..   
2020
Análise econômica do processo civil: como a economia, o direito e a psicologia podem vencer a tragédia da justiça / Erik Navarro Wolkart ; apresentação: Teresa Arruda Alvim ; prefácio: Luiz Fux ; quarta capa: Luís Roberto Barroso.
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 2020.
   Descrição Física: 841 p. : il., gráfs.
   ISBN: 9786550654306
   Referência: 2020.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STJ
 
2019
Análise econômica do processo civil: como a economia, o direito e a psicologia podem vencer a tragédia da justiça / Erik Navarro Wolkart ; prefácio Ministro Luiz Fuz ; apresentação Teresa Arruda Alvim ; Resenha Ministro Luís Roberto Barroso.
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 2019.
   Descrição Física: 839 p. : il., gráfs.
   ISBN: 9788553213115
   Referência: 2019.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  MJU,  SEN,  TJD
1. ed., 2. tiragem..   
2019
Análise econômica do processo civil: como a economia, o direito e a psicologia podem vencer a tragédia da justiça / Erik Navarro Wolkart ; prefácio Ministro Luiz Fux ; apresentação Teresa Arruda Alvim ; resenha Ministro Luís Roberto Barroso.
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 2019.
   Descrição Física: 839 p. : il., gráfs.
   ISBN: 9788553213115
   Referência: 2019.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STF,  STJ,  TST

2023-01-28T23:09:24.000Z [ 9348699 ]