Tipo
Livro
Título
Os crimes no triângulo amoroso
Data
2011
Ementa

Sumário:A tendência cultural a livrar a cara do criminoso passional -- Transformações históricas nos julgamentos dos crimes passionais. As leis de um histórico crime de exceção no Brasil. Desdobramentos da lei brasileira até a atualidade. Novas perspectivas legais no combate à violência familiar. Algumas comparações com o ordenamento penal de outras jurisdições. A construção da relação entre o tempo do crime e o tempo da pena. Um exemplo da (in)justiça atual num assassinato meses após a separação do casal. O tempo do ímpeto criminal violento se estende na demanda de cuidados. A duração da "violenta emoção" : ilustrações literárias. Sobre a legitimidade de uma leitura psicanalítica do crime. As bases do diagnóstico diferencial em crimes na esfera amorosa. Sobre as consequências do diagnóstico e a legitimidade da imputação. A solidão ao fundo da agressão e as respostas punitivas paradoxais. O tempo da emoção violenta congelado na falha do cérebro -- A violência arcaica dos crimes no triângulo amoroso. A violência do casal originada na família do paranóico de ciúme. Um prazer mórbido na relação passional. Instâncias psíquicas : o tempo inconsciente do crime. Os crimes do amor-próprio e a referência simbólica ao pai. A identificação dos jurados e o processo de vitimização. Erotismo e morte na busca utópica de continuidade com o outro.

Sumário:Uma base transdisciplinar : crime, emoção violenta, paixão e triângulo amoroso. Emoção : choque e imediaticidade. Emoção calcada no corpo e no cérebro. O triângulo amoroso como índice do mal-estar arcaico. O "tipo passional" e suas variantes. O narcisismo compõe um fator ignóbil? -- A violenta emoção é subjetiva. Estatísticas acerca da violência doméstica e dos crimes passionais -- Família nuclear monogâmica e a cultura da propriedade. Honra, paixão e propriedade. A exacerbação psíquica de um sintoma social. Édipo, paixão e as normas do amor burguês. Coerção social e a lógica da "provocação injusta" --

Classificação (CDDir)
341.53325
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO PENAL [ 341.5 ]
»» Infrações ou atos puníveis em geral [ 341.53 ]
»»» Circunstâncias em geral que agravam, atenuam ou anulam as infrações [ 341.533 ]
»»»» Circunstâncias agravantes [ 341.5332 ]
»»»»» Paixões vergonhosas e desonrantes. Frivolidades e ausência de motivo ao cometer a infração [ 341.53325 ]

Publicação: Texto - Português

 
2011
Os crimes no triângulo amoroso: violenta emoção e paixão na interface da psicanálise com o direito penal / Marília Etienne Arreguy.
   Imprenta: Curitiba, Juruá, 2011.
   Descrição Física: 375 p.
   ISBN: 9788536232287
   Referência: 2011.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  SEN,  STF,  STJ,  TJD

2023-01-28T23:01:26.000Z [ 9322127 ]