Tipo
Livro
Título
O processo
Data
2009, 2006
Ementa

Resumo:Discorre sobre temas do direito processual brasileiro. Apresenta coletânea de pareceres e projetos de lei sobre mediação, interceptação telefônica e para estabilização da tutela antecipada.

Sumário:Princípio da proporcionalidade: coisa julgada e justa indenização -- Tutela jurisdicional diferenciada: antecipação e sua estabilização -- Contraditório e prova inequívoca para fins de antecipação de tutela -- A reclamação para garantia da autoridade das decisões dos tribunais -- Arbitragem e prestação de serviços públicos -- Litisconsórcio necessário e efeito devolutivo do recurso especial -- Os limites objetivos e a eficácia preclusiva da coisa julgada -- Da desconsideração da pessoa jurídica (Aspectos de direito material e processual) -- Título executivo e liquidez: a hipótese dos gêneros e bens que tenham cotação em bolsa -- Atentado, configuração, objeto e natureza -- Mandado de segurança: tutela preventiva, inibitória e específica -- Paixão e morte do contempt of court brasileiro -- Advogados e concorrência: Caso Wouters ou Nova I (Nederlandse Orde van Avocaten). Caso Arduino. Caso Nova II (Nederlandse van Avocaten). Caso tesco. Assuntos conexos debatidos no Cade.

Sumário:O controle difuso da constitucionalidade e a coisa julgada erga omnes das ações coletivas -- Da class action for damages à ação de classe brasileira: os requisitos de admissibilidade -- Eficácia e autoridade da sentença: a teoria de Liebman no código de defesa do consumidor e no código modelo de processos coletivos para ibero-américa -- Novas questões sobre a legitimação e a coisa julgada nas ações coletivas -- Ação civil pública em matéria ambiental e denunciação da lide -- A ação civil pública refém do autoritarismo -- Aspectos do novo processo penal na América Latina -- A instrução processual penal em Ibero-América -- A reforma do Código de processo penal -- Responsabilidade penal por dano ambiental -- Aspectos processuais da responsabilidade penal da pessoa jurídica -- O interrogatório como meio de defesa (lei n. 10.792/2003).

Sumário:Pareceres: Competência e devido processo legal. Competência: aferição da causa de pedir in statu assertionis. Código de defesa do consumidor: inaplicabilidade, competência. Litisconsórcio: julgamento conjunto de diversas demandas, objeto de diferentes processos, prazo. Atentado: impossibilidade de suspensão dos efeitos da sentença, a tutela inibitória do mandado de segurança. Remoção de juiz: competência. Coisa julgada e incorporação de sociedades: eficácia da desistência do recurso e momento do trânsito em julgado. Correção monetária. Preclusão: erro material e erro aritmético. Ação rescisória: liquidação de sentença. Ação civil pública: defesa de interesses individuais homogêneos, tutela coletiva e tutela individual. Direito superveniente: repercussão sobre o ato judicial, momento de eficácia da decisão. Prisão preventiva. Crime tributário: condições de procedibilidade, atuação irregular do MP, sigilo bancário e fiscal. Prova ilícita, vício de motivação.

Sumário:Crime de tráfico internacional de entorpecentes praticado a bordo de aeronave: competência. Prova indiciária: álibi: ônus da prova -- Projetos de lei: Projeto de lei sobre a mediação e outros meios de pacificação. Anteprojeto de lei: interceptações telefônicas e de fluxo de comunicações. Projeto de lei para estabilização da tutela antecipada -- Discursos: Academia Paulista de Letras: discurso de posse. Oração em homenagem a Nelson Mannrich. Saudação ao professor titular Antonio Magalhães Gomes Filho.

Classificação (CDDir)
341.4
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO PROCESSUAL [ 341.4 ]

Publicação: Texto - Português

2. ed., rev. e ampl. --.   
2009
O processo: estudos e pareceres / Ada Pellegrini Grinover. --
   Imprenta: São Paulo, DPJ, 2009.
   Descrição Física: xx, 857 p.
   ISBN: 9788599223376
   Referência: 2009.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  SEN,  STF
   Normas Referenciadas:
      Lei nº 10.792, de 1º de Dezembro de 2003
      Lei nº 9.424, de 24 de Dezembro de 1996
 
2006
O processo: estudos e pareceres / Ada Pellegrini Grinover. --
   Imprenta: São Paulo, DPJ, 2006.
   Descrição Física: 701 p.
   ISBN: 859922302x
   Referência: 2006.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  CAM,  PGR,  STF,  STJ,  TCD,  TST
   Norma Referenciada:
      Lei nº 10.792, de 1º de Dezembro de 2003

Normas Referenciadas

 
 
Altera a Lei nº 7.210, de 11 de junho de 1984 - Lei de Execução Penal e o Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Código de Processo Penal e dá outras providências.
 
 
Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências.

2023-01-28T22:53:40.000Z [ 9301480 ]