Tipo
Livro
Título
Cláusula de não concorrência no contrato de trabalho
Data
2003
Ementa

Resumo:Estudo comparado sobre o tratamento dado à cláusula de não concorrência no direito da Espanha, Portugal, Colômbia, Itália, Bélgica, Estados Unidos e França.

Sumário:A concorrência e a liberdade de trabalho no sistema jurídico brasileiro: conceitos e princípios -- Princípios éticos e morais no contrato de trabalho: Do contrato de trabalho. A boa-fé nas relações contratuais de trabalho. Obrigação de lealdade. Obrigação de obediência. Obrigação de sigilo -- Cláusula de não concorrência no contrato de trabalho: Cláusula de não concorrência: conceito. Admissibilidade da cláusula de não concorrência pelo direito do trabalho: efeitos da ausência de disposição legal específica. Proteção aos interesses legítimos do empregador. A razoabilidade na estipulação das cláusulas de não concorrência. A livre pactuação -- Efeitos da cláusula de não concorrência: Cláusulas de permanência. Cláusula de confidencialidade. Cláusula de não solicitação. Clawback. Do objeto da cláusula de não concorrência. Sujeitos da cláusula de não concorrência. Efeitos em relação a terceiros. A compensação econômica. Exeqüibilidade. Dano efetivo x dano potencial.

Sumário:Cláusula de não concorrência e renúncia no direito do trabalho. A questão da competência -- Cláusula de não concorrência decorrente de previsão legal: Espanha, Portugal, Colômbia, Itália. Cláusula de não concorrência decorrente de norma coletiva: França. Sistema misto: legislação complementada por convenção coletiva: Bélgica. Estados Unidos da América: a importância dos tribunais: Common Law e previsão legal.

Classificação (CDDir)
342.65
 
DIREITO PRIVADO [ 342 ]
» DIREITO DO TRABALHO [ 342.6 ]
»» Contrato individual de Trabalho [ 342.65 ]

Publicação: Texto - Português

 
2003
Cláusula de não concorrência no contrato de trabalho / Regiane Teresinha de Mello João.
   Imprenta: São Paulo, Saraiva, 2003.
   Descrição Física: xiv, 107 p.
   ISBN: 8502040219
   Referência: 2003.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  AGU,  MJU,  SEN,  STF,  TJD,  TST

2023-01-28T22:48:10.000Z [ 9292723 ]