Tipo
Artigo de revista
Título
O papel do ensino jurídico na formação de uma nova cultura de solução de litígios no Brasil
Data
2022
Ementa

Resumo:Analisa, a partir de dados por amostragem, se a grade curricular das faculdades de direito no Brasil vem, realmente, priorizando o ensino de disciplinas voltadas para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o exercício da advocacia litigiosa, em detrimento de práticas e conteúdos direcionados para as soluções extrajudiciais de litígios. Para tanto, são examinados os currículos da graduação em direito de cinco universidades públicas nacionais: a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; e a Universidade de São Paulo - USP, escolhidos aleatoriamente, em anos diversos, a partir de 2010.

Sumário:Um retrato simplificado do ensino jurídico no Brasil -- Estratégias e metodologias de ensino: A grade curricular. Metodologia de ensino.

Classificação (CDDir)
340.07
 
DIREITO [ 340 ]

Publicação: Texto - Português

 
2022
Revista de arbitragem e mediação
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 2004.
   Referência: v. 19, n. 73, p. 167–194, abr./jun., 2022.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STF

2023-01-29T01:07:30.000Z [ 9663031 ]