Tipo
Artigo de revista
Título
A duração razoável do processo e a responsabilidade civil do estado na demora
Data
2021
Ementa

Resumo:"A Constituição da República assegura o acesso ao Poder judiciário no intuito de assegurar aos sujeitos de direito o amparo estatal na proteção de seus interesses jurídicos. Por corolário lógico, para que seja efetivo o asseguramento dos direitos daquele que busca o estado-juiz, o constituinte tratou de assegurar que os processos judiciários durariam e seriam resolvidos em prazo razoável, mesma garantia que restou concedida em diplomas normativos internacionais, notadamente a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (1969), ratificada pelo Estado brasileiro. Ocorre que, por vezes e notadamente em virtude do não resoluto aparelhamento e estruturação dos órgãos de justiça, a demora na prestação jurisdicional implica em prejuízo à parte, material e/ou imaterial, lesão esta suscetível de responsabilização do Estado, uma vez que tem o dever jurídico de prestar o serviço sem que o faça a contento. O presente trabalho se presta à avaliação da hipótese de responsabilização civil do Estado na demora da prestação jurisdicional, sob espeque doutrinário e jurisprudencial e utilizando o método dedutivo".

Sumário:Da duração razoável do processo e do acesso à justiça -- Da responsabilidade civil do estado -- Da irrazoabilidade do prazo de duração do processo e do decorrente dever de indenizar do Estado.

Classificação (CDDir)
341.27
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO CONSTITUCIONAL [ 341.2 ]
»» Direitos Fundamentais. Direitos primordiais. Garantias asseguradas aos cidadãos e associações. Direitos do homem. Liberdades fundamentais. Direitos políticos [ 341.27 ]

Publicação: Texto - Português

 
2021
Revista Magister de direito civil e processual civil
   Imprenta: Porto Alegre, Magister, 2004.
   Referência: v. 18, n. 103, p. 152–175, jul./ago., 2021.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STF,  STJ

2023-01-29T01:06:38.000Z [ 9659987 ]