Tipo
Artigo de revista
Título
O sistema de contas previdenciárias capitalizadas e nocionais para benefícios programados e o híbrido clássico para os não programados
Data
2021
Ementa

Resumo:Estudo de direito comparado sobre o sistema de contas nocionais na Itália, Letônia, Polônia e Suécia.

Resumo:"Este trabalho buscou analisar, tendo como compasso o instituto jurídico da solidariedade, os sistemas de previdência social adotados por dezenas de países nas últimas décadas, trazendo a experiência alienígena como parâmetro empírico a ser observado em Terra Brasilis ao atualizar o seu ordenamento jurídico previdenciário. Para tanto, como metodologia, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica exploratória e a análise qualitativa. Investigou-se como decorreu o processo de transição entre o sistema de repartição para o de capitalização em diversos países, bem como as contrarreformas ocorridas nos últimos anos. Além disso, pesquisou-se como se deu o desdobramento do caminho híbrido de contas virtuais/nocionais nas nações que o seguiram, máxime na Itália, Suécia, Letônia e Polônia, fazendo-se um balanço sobre os erros e acertos desse sistema previdenciário. In fine, serão apresentadas as experiências colhidas nos países perscrutados, oferecendo-se novos elementos para uma visão mais holística dos diversos sistemas previdenciários, o que certamente ajudará no aprimoramento da qualidade dos debates que versam sobre o futuro da previdência social brasileira."

Sumário:As principais dissimilitudes entre os sistemas de repartição e de capitalização -- O escarmento do sistema de capitalização integral verificado em dezenas de países nas últimas décadas -- O caminho híbrido: o sistema de contas nocionais/virtuais: As experiências alienígenas com o sistema de contas nocionais: Suécia. Polônia. Itália. Letônia -- A experiência das contas nocionais nesses quatro países -- As principais vantagens e desvantagens das contas nocionais -- A gradativa forma de aplicação no mercado financeiro para o sistema de capitalização previdenciário, inclusive quanto aos benefícios por incapacidade, diante dos riscos conglobantes.

Classificação (CDDir)
341.6
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO PREVIDENCIÁRIO. SEGURIDADE SOCIAL [ 341.6 ]

Publicação: Texto - Português

 
2021
Revista de direito do trabalho e seguridade social
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 2020.
   Referência: v. 47, n. 217, p. 29–64, maio/jun., 2021.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STF,  STJ

Biblioteca Digital

 
 
Revista de direito do trabalho e seguridade socialSão Paulo, Revista dos Tribunais, 2020.
 
 

2023-01-29T01:06:11.000Z [ 9658539 ]