Tipo
Artigo de revista
Título
O uso da tecnologia blockchain para arquivamento de documentos eletrônicos e negócios probatórios segundo a Lei de liberdade econômica
Data
2020
Ementa

Resumo:"Demonstra que a Lei n. 13.874/2019 (Lei de Liberdade Econômica) ampliou a possibilidade do uso de documentos eletrônicos, além de discutir questões relativas à segurança e confiabilidade desses documentos e identificar na legislação hipótese típica de negócio jurídico sobre prova. Apresenta a possibilidade do uso da tecnologia blockchain como forma de garantir a autenticidade, integridade e confidencialidade de documentos eletrônicos, sejam eles públicos ou particulares".

Sumário:A Lei de liberdade econômica e a ampliação do uso do documento eletrônico : armazenamento em meio eletrônico de documentos públicos ou privados -- Documento eletrônico : a questão da segurança e da confiabilidade -- A presunção de autenticidade, integridade e confidencialidade do documento eletrônico certificado no padrão da ICP-Brasil --A previsão de hipótese típica de negócio jurídico sobre prova -- Blockchain: O que é blockchain. Segurança e imutabilidade. Transparência. Blockchain como prova atípica. Blockchain como forma de garantir a autoria, integridade e confidencialidade de documento eletrônico.

Classificação (CDDir)
340
 
DIREITO [ 340 ]

Publicação: Texto - Português

 
2020
Revista de estudos jurídicos do Superior Tribunal de Justiça: RejuriSTJ
   Imprenta: Brasília, Superior Tribunal de Justiça, 2020.
   Referência: v. 1, n. 1, p. 28–52, jul./dez., 2020.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STF,  STJ

2023-01-29T01:04:37.000Z [ 9653828 ]