Tipo
Artigo de revista
Título
A tríade cidadã
Data
2016
Ementa

Resumo:"Trata da educação em direitos, com enfoque específico sobre a dignidade da pessoa humana e o seu (não) exercício pelo titular do referido direito humano: o povo. Abordam-se aspectos históricos e sociológicos para contextualizar o tema e examinar de que forma a sociedade brasileira é orientada e se direciona no exercício de sua cidadania. Demonstra-se que, ao longo do tempo, os indivíduos acostumaram-se a receber do Estado a sua própria definição da sociedade brasileira (multicultural, amável), sem que uma atuação social crítica tenha sido empreendida, com vistas a assegurar que o povo possa efetivamente influir na construção dessa sociedade. Conclui-se que essa postura inerte retira do povo a materialização dessa tal dignidade, escravizando-o em nichos reservados, sem escolhas ou conquistas. Ressalta-se, por fim, a necessidade da atuação civilizadora da Defensoria Pública no desenvolvimento do indispensável e amplo processo crítico de rompimento ao imposto."

Sumário:A educação em direitos e a dignidade da pessoa humana : Aspectos históricos. Aspectos sociológico-jurídicos. Desafios.

Classificação (CDDir)
341.272
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO CONSTITUCIONAL [ 341.2 ]
»» Direitos Fundamentais. Direitos primordiais. Garantias asseguradas aos cidadãos e associações. Direitos do homem. Liberdades fundamentais. Direitos políticos [ 341.27 ]
»»» Direitos da Pessoa Humana. O Estado e os indivíduos. Liberdades Públicas [ 341.272 ]

Publicação: Texto - Português

 
2016
Revista de direito privado
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 2000.
   Referência: v. 17, n. 67, p. 17–28, jul., 2016.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STF,  STJ,  TJD

2023-01-29T01:02:59.000Z [ 9648552 ]