Resumo:"Trata da educação em direitos, com enfoque específico sobre a dignidade da pessoa humana e o seu (não) exercício pelo titular do referido direito humano: o povo. Abordam-se aspectos históricos e sociológicos para contextualizar o tema e examinar de que forma a sociedade brasileira é orientada e se direciona no exercício de sua cidadania. Demonstra-se que, ao longo do tempo, os indivíduos acostumaram-se a receber do Estado a sua própria definição da sociedade brasileira (multicultural, amável), sem que uma atuação social crítica tenha sido empreendida, com vistas a assegurar que o povo possa efetivamente influir na construção dessa sociedade. Conclui-se que essa postura inerte retira do povo a materialização dessa tal dignidade, escravizando-o em nichos reservados, sem escolhas ou conquistas. Ressalta-se, por fim, a necessidade da atuação civilizadora da Defensoria Pública no desenvolvimento do indispensável e amplo processo crítico de rompimento ao imposto."
Sumário:A educação em direitos e a dignidade da pessoa humana : Aspectos históricos. Aspectos sociológico-jurídicos. Desafios.