Tipo
Artigo de revista
Título
As demandas de multiparentalidade no Direito de família pós-moderno. A realidade transcendente dos fatos da vida em protagonismo da doutrina e da jurisprudência
Data
2015
Ementa

Resumo:"A família tem evoluído e está cada vez mais complexa em suas composições e arranjos. De sua geração tradicional, na qual o pátrio poder rimava com patrimônio e maternidade com matrimônio, em correlações de transposições diretas de ordem e natureza, à sua geração pós-moderna, na qual a satisfação afetiva comum e recíproca é o paradigma de sua maior dignidade, ela rima com felicidade. Ou seja, famílias continuaram sendo exatamente famílias à exata medida que se autoafirmem afetivamente felizes para sobreviverem como tais. Retenha-se, de logo, que a multiparentalidade é um fenômeno social-familiar, inicial e ordinariamente de consenso, entre todos os protagonistas do afeto, por voluntária, não litigiosas, no estrito âmbito de direito registral, não implicando maiores questionamentos".

Sumário:Padrastio e madrastio -- Adoção multiparental -- Paternidades cumuladas -- Multiparentalidade avoenga -- Multiparentalidade na RMA -- Famílias Mútuas -- Prevalências inexistentes.

Classificação (CDDir)
342.16
 
DIREITO PRIVADO [ 342 ]
» DIREITO CIVIL [ 342.1 ]
»» Direito de família [ 342.16 ]

Publicação: Texto - Português

 
2015
Revista nacional de direito de família e sucessões
   Imprenta: Porto Alegre, Magister, Instituto dos Advogados de São Paulo, 2014.
   Referência: v. 2, n. 7, p. 34–42, jul./ago., 2015.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  SEN,  STJ

2023-01-29T00:53:24.000Z [ 9618258 ]