Tipo
Artigo de revista
Título
A contabilidade ambiental como instrumento de auxílio para a efetividade do princípio da defesa do meio ambiente pela ordem econômica
Data
2015
Ementa

Resumo:A Constituição Federal assegura a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e eleva sua defesa à categoria de princípio da ordem econômica. Tal proteção constitucional decorre do interesse universal ao meio ambiente e objetiva evitar maior degradação dos recursos naturais causados pela intervenção humana, bem como impedir eventual irreversibilidade do cenário atual, que resulta diretamente da necessidade dos sistemas econômicos em atender à demanda desenfreada. No mesmo viés, a contabilidade, na qualidade de ciência, necessitou de esforço conjunto de nações para estudar a fundo seu desenvolvimento e aperfeiçoamento para a proteção do meio ambiente, por meio da denominada Contabilidade Ambiental. Pretende expor de forma sucinta, objetiva e prática como a Contabilidade Ambiental colabora para que determinada entidade ou sociedade empresária tenha um conjunto de informações que auxiliam o empresário, os órgãos públicos e demais interessados na tomada de decisões que contribuam efetivamente para a proteção do meio ambiente. É destinado aos interessados na proteção ambiental no âmbito econômico e estimular gestores a tomarem simples, mas fundamentais atitudes para tal finalidade.

Sumário:A defesa do meio ambiente como princípio da ordem econômica -- A contabilidade ambiental -- Definição e características -- Histórico normativo -- Aspectos práticos -- Análise do panorama nacional.

Classificação (CDDir)
341.347
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO ADMINISTRATIVO [ 341.3 ]
»» Domínio Público. Conceito. Domínio Eminente. Domínio Patrimonial [ 341.34 ]
»»» Direito Ambiental [ 341.347 ]

Publicação: Texto - Português

 
2015
Revista de direito empresarial: ReDE. --
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 2013.
   Descrição Física: 22 v.
   Referência: v. 3, n. 9, p. 417–431, maio/jun., 2015.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STJ

Normas Referenciadas

 
 
Constituição da República Federativa do Brasil.
 
 
Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

2020-10-03T05:24:46.000Z [ 8951836 ]