Tipo
Artigo de revista
Título
Governança corporativa em sociedades cooperativas
Data
2015
Ementa

Resumo:Analisa as peculiaridades dos problemas de agência nas sociedades cooperativas e traz primeiras sugestões para o enfrentamento da questão. Foca principalmente nas companhias de capital aberto, apesar de a governança corporativa almejar ser aplicada a todas as formas de organização. As sociedades cooperativas apresentam grande relevância dentro da atual dinâmica econômica brasileira e o artigo procura inovar ao tratar da governaça nesse novo nicho. Considera a especificidade desse tipo societário e pretende ir além de tradicionais considerações relativas à fiscalização da gestão, incluindo outros aspectos relevantes. Ressalta que essas proposições possuem natureza concreta, já tentando lidar com possíveis contingências na fase de implantação.

Sumário:Contextualização e problema de pesquisa -- Problemas de agência dentro das características do cooperativismo -- Primeiras recomendações de governança corporativa -- Sugestões de formas de implementação.

Classificação (CDDir)
342.2
 
DIREITO PRIVADO [ 342 ]
» DIREITO COMERCIAL [ 342.2 ]

Publicação: Texto - Português

 
2015
Revista de direito empresarial: ReDE. --
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 2013.
   Descrição Física: 22 v.
   Referência: v. 3, n. 9, p. 79–97, maio/jun., 2015.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STJ

Normas Referenciadas

 
 
Dispõe sobre as sociedades por ações.
 
 
Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências.

2020-10-03T05:24:45.000Z [ 8951729 ]