Tipo
Artigo de revista
Título
O superendividamento do consumidor brasileiro
Data
2014
Ementa

Resumo:Analisa a situação do consumidor superendividado. O superendividamento necessita de regulamentação específica para que se possa buscar uma efetiva prevenção para aqueles - os consumidores - que são mais vulneráveis na relação de consumo. Essa vulnerabilidade consumista vem, muitas vezes, da mídia através da publicidade que o incentiva ao consumo; outras vezes vem do crédito fácil, em longos prazos, sem consulta aos registros de inadimplentes. Desse modo, para que o consumidor superendividado tenha condições de recuperar efetivamente, torna-se necessário o sancionamento de leis que objetivem a reestruturação do consumidor já superendividado. Pretende, com essa reestruturação, além de outros aspectos que serão tratados no trabalho, estabelecer a possibilidade de acordos entre o consumidor e seus credores, tendo em vista novas formas de pagamentos que sejam compatíveis com a renda desse consumidor, protegendo o seu mínimo existencial e sua dignidade.

Classificação (CDDir)
342.5
 
DIREITO PRIVADO [ 342 ]
» DIREITO DO CONSUMIDOR [ 342.5 ]

Publicação: Texto - Português

 
2014
Revista luso-brasileira de direito do consumo
   Imprenta: Curitiba, Bonijuris, J.M. Editora, 2011.
   Descrição Física: 28 v.
   Referência: v. 4, n. 15, p. 177–199, set., 2014.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STJ

Biblioteca Digital

 
 
Revista luso-brasileira de direito do consumoCuritiba, Bonijuris, J.M. Editora, 2011.
 
 

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