Tipo
Artigo de revista
Título
A proposta restaurativa no âmbito da justiça da infância e da juventude
Data
2014
Ementa

Resumo:Aborda a Lei nº12.594, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, e regulamentou o processo de execução das medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes em conflito com a lei. Dentre os princípios que orientam e regem o processo estão: a excepcionalidade da intervenção judicial, com o privilégio à adoção de métodos de autocomposição, bem como a opção por mecanismos restaurativos, a fim de atender as necessidades das vítimas do conflito instaurado com o ato infracional. Pela primeira vez, a legislação nacional expressamente abraça a proposta restaurativa. Através do presente trabalho, tentar-se-á lançar bases para colocar em prática esses princípios vetores, de novidade relativa - afinal, desde os anos 60, o tema da Justiça Restaurativa já era discutido por criminólogos, havendo notícias de implementação de projetos nela inspirados em nosso país, á míngua de legislação regulamentadora - explicando: o porquê; o que; e como efetivá-los."

Sumário:Crise dos modelos de proteção e de justiça? Necessidade de uma terceira alternativa? -- A proposta restaurativa -- A justiça restaurativa: noções, princípios e objetivos -- Cotejo com a justiça retribuitiva -- Os participantes -- A reparação -- Os propósitos -- Os princípios norteadores -- As experiências internacionais -- O modelo norte-irlândes.

Classificação (CDDir)
341.5915
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO PENAL [ 341.5 ]
»» Criminologia e antropologia, sociologia e tecnologia criminais [ 341.59 ]
»»» Delinqüentes ou criminosos e suas espécies [ 341.591 ]
»»»» Menores delinqüentes. Infância criminosa. Criminalidade juvenil [ 341.5915 ]

Publicação: Texto - Português

 
2014
Revista de direito da infância e da juventude / Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP).
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 2013.
   Descrição Física: 4 v.
   Referência: v. 2, n. 4, p. 189–221., jul./dez., 2014.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STJ

2023-01-29T00:51:10.000Z [ 9611452 ]