Tipo
Artigo de revista
Título
A aplicação do CDC ao empresário e à sociedade empresária
Data
2013
Ementa

Resumo:Analisa a definição do conceito de consumidor no direito brasileiro, em especial o art. 2° da Lei nº 8.078/90 e sua implicação ao empresário e à sociedade empresária. Para tanto, faz-se a análise das principais teorias, a maximalista, a finalista e finalista mitigada, esta última bastatnte presente nas últimas decisões do STJ. O finalismo mitigado passou a ser adotado no referido tribunal como uma interpretação mais madura e de acordo com os princípio do CDC.

Classificação (CDDir)
341.46
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO PROCESSUAL [ 341.4 ]
»» Direito Processual Civil [ 341.46 ]

Publicação: Texto - Português

 
2013
Revista Magister de direito empresarial, concorrencial e do consumidor
   Imprenta: Porto Alegre, Magister, 2005.
   Referência: v. 9, n. 51, p. 42–69, jun./jul., 2013.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  MJU,  SEN,  STF,  STJ,  TJD

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