Tipo
Artigo de revista
Título
A convenção de Montreal e a responsabilidade civil no transporte aéreo internacional
Data
2011
Ementa

Resumo:Discute as implicações da incorporação ao ordenamento jurídico brasileiro da Convenção para a Unificação de Certas Regras Relativas ao Transporte Aéreo Internacional, conhecida como Convenção de Montreal, no tema responsabilidade civil no transporte aéreo internacional, bem como analisar a jurisprudência brasileira acerca do tema.

Sumário:Consequências jurídicas da aprovação da Convenção de Montreal segundo a jurisprudência dos tribunais brasileiros -- Necessidade de observância do tratado pelo judiciário brasileiro. Segurança jurídica no âmbito internacional e observância do princípio da reciprocidade. Segurança jurídica interna. Lex specialis derogat generali. O artigo 178 da Constituição Federal. Princípio da proibição do retrocesso social -- Da indenização integral e da declaração especial de valor feita pelo passageiro -- Da abrangência dos danos morais nos limites indenizatórios previstos na convenção -- Últimas ponderações sobre os limites indenizatórios previstos na Concenção de Montreal -- Da prescrição das pretensões indenizatórias fundadas em ilícitos tipificadas na Convenção.

Classificação (CDDir)
342.151
 
DIREITO PRIVADO [ 342 ]
» DIREITO CIVIL [ 342.1 ]
»» Outras fontes de obrigações além dos contratos. Obrigações legais. Quase-contratos. Quase-delitos. Atos ilícitos. Delitos considerados do ponto de vista civil [ 342.15 ]
»»» Responsabilidade civil em geral. Ação aquiliana. Teoria do risco [ 342.151 ]

Publicação: Texto - Português

 
2011
Revista trimestral de direito civil: RTDC
   Imprenta: Rio de Janeiro, Padma, 2000.
   Referência: v. 12, n. 46, p. 53–77, abr./jun., 2011.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  CAM,  STF,  STJ

2023-01-29T00:44:41.000Z [ 9594233 ]