Tipo
Artigo de revista
Título
Estudo sobre a incidência dos direitos fundamentais nas relações entre particulares
Data
2007
Ementa

Resumo:Trata da historicidade dos direitos e garantias fundamentais, enfocando o caso Lüth que versava sobre a difusão de um filme cinematográfico na Alemanha, preconizando a eficácia irradiante. Aborda, também, a teoria monista e dualista da validade da normas, bem como a teoria da State Action que dispõe que somente o estado está sujeito a observância dos direitos fundamentais. Conclui explanando o princípio da colisão de princípios no Brasil com respectiva jurisprudência.

Sumário:Direito público e direito privado. Antecedentes históricos da validade dos direitos fundamentais nas relações privadas : o exame do caso Lüth. Aspectos históricos da negação da validadedos direitos fundamentais nas relações privadas -- A incidência da validade mediata e/ou a incidência da validade imediata dos direitos fundamentais na seara privada. A teoria da validade indireta e mediata dos direitos fundamentais na esfera privada. A teoria da validade direta e imediata dos direitos fundamentais na esfera privada -- A incidência dos direitos fundamentais nas relações entre particulares no Brasil.

Classificação (CDDir)
341.272
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO CONSTITUCIONAL [ 341.2 ]
»» Direitos Fundamentais. Direitos primordiais. Garantias asseguradas aos cidadãos e associações. Direitos do homem. Liberdades fundamentais. Direitos políticos [ 341.27 ]
»»» Direitos da Pessoa Humana. O Estado e os indivíduos. Liberdades Públicas [ 341.272 ]

Publicação: Texto - Português

 
2007
Revista jurídica: doutrina, legislação, jurisprudência
   Imprenta: Porto Alegre, Sulina, 1953-, Porto Alegre, Revista Jurídica, Porto Alegre, Síntese, Sapucaia do Sul, Nota Dez, São Paulo, Síntese.
   Referência: v. 55, n. 362, p. 61–84, dez., 2007.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  AGU,  CAM,  CLD,  MJU,  SEN,  STF,  STJ,  STM,  TCD,  TJD

2023-01-29T00:25:10.000Z [ 9544735 ]