Tipo
Artigo de revista
Título
Mensagens eletrônicas não solicitadas como prática abusiva no mercado de consumo
Data
2005
Ementa

Resumo:Um efeito negativo da expansão dos contratos eletrônicos foi o envio de mensagens não solicitadas (denominados também de spams ou junkmails), sendo que tais mensagens interferem diretamente no direito à intimidade dos consumidores, o que impulsionou o Congresso Nacional a tratar da questão em diversos projetos de lei, em que pese o fato de que o envio de mensagens eletrônicas não solicitadas já constitui prática abusiva no mercado de consumo, vez que o rol do art. 39 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) é meramente exemplificativo.

Sumário:A sociedade da informação e o envio de mensagens eletrônicas não solicitadas -- O envio de mensagens eletrônicas não solicitadas como prática abusiva no mercado de consumo -- Intervenção estatal nas relações de consumo em meio eletrônico e aperfeiçoamento dos mecanismos de bloqueios de mensagens eletrônicas não solicitadas -- O espaço virtual e a relativização do conceito territorial em tal espaço -- Projetos de Lei sobre mensagens eletrônicas não solicitadas (opt-in e opt-out) e propostas doutrinárias para a alteração da Lei 8.078/90 a fim de compatibilizá-lo com as alterações decorrentes da sociedade da informação.

Classificação (CDDir)
341.378
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO ADMINISTRATIVO [ 341.3 ]
»» Poder de Polícia [ 341.37 ]
»»» Direito Econômico [ 341.378 ]

Publicação: Texto - Português

 
2005
Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 1997.
   Descrição Física: 16 v.
   Referência: v. 8, n. 16, p. 55–84, jul./dez., 2005.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  CAM,  MJU,  STF,  STJ,  STM,  TJD

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