Resumo:O artigo trata da questão da comunicação, com enfoque especial para a legislação eleitoral na Itália, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.
Sumário:Análise do estado da legislação italiana sobre transparência da vida democrática e colocação do tema da paridade de tratamento do sujeito político com respeito à transmissão de rádio e televisão -- O problema do método na reconstrução em forma comparada do modelo estrangeiro. A classificação das transmissões de relevo político -- A problemática jurídicaligada às várias tipologias de transmissão -- A legislação francesa -- O espaço de autogestão sobre o emissor público no curso da campanha eleitoral -- O espaço de publicidade gratuita -- O foco eleitoral -- A comunicação institucional -- A transmissão informativa -- A legislação alemã -- O espaço de autogestão -- O espaço no âmbito da campanha eleitoral -- O espaço fora da campanha eleitoral -- A problemática da campanha política -- As transmissões informativas -- A legislação inglesa -- O espaço de autogestão -- O espaço de autogestão gratuito no curso da campanha eleitoral -- O espaço de fora da campanha eleitoral -- A publcicidade política -- As transmissões informativas -- A informação durante o período eleitoral -- A informação fora do período eleitoral -- A legislação espanhola -- O espaço de autogestão gratuito no curso da campanha eleitoral -- A publicidade política -- A legislação dos Estados Unidos -- O espaço de autogestão e a publicidade política -- A informação -- A peculiaridade da lei Nº 28 de 2000 -- A distinção entre informação, comunicação política e mensagem de autogestão -- A problemática dos critérios de acesso dos sujeitos políticos e da publicidade política.