Tipo
Livro
Título
A dignidade humana e o "princípio liberdade" na cultura constitucional europeia
Data
2014
Ementa

Resumo:Estudo comparado sobre a abordagem dada à dignidade da pessoa humana na Constituição da Alemanha, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Polônia e Portugal.

Resumo:"Este livro constitui a reelaboração de três lições, proferidas [...] em 2007, na Faculdade de Giurisprudenza da Universidade de Camerino [...]; na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Siena; e no Doutorado de pesquisa em Direito Constitucional da Universidade de Roma La Sapienza. Alguns dos temas discutidos aqui também fazem parte do capítulo no Curso de Direito Constitucional avançado realizado no ano acadêmico 2009-2010 na Faculdade de Giurisprudenza Luiss "G. Carli". A versão original deste texto, em italiano, foi publicada em Diritto Comparato e Diritto Costituzionale Europeo. G. Giappichelli Editore, Torino, 2010. Cap. IV, p. 77-138."

Sumário:A dignidade humana na tradição ocidental: entre liberdade e universalismo -- De volta às origens: dignitas romana e imago Dei cristã. A dimensão social da dignidade humana e a "imagem do ser humano" -- Os desafios da modernidade e da secularização: a relação entre dignidade e liberdade -- "A dignidade humana é inviolável" [Die Würde des Menschen ist unantastbar]: do liberalismo jurídico ao constitucionalismo do século XX. A resposta ao "mal absoluto" dos totalitarismos -- A dignidade humana como valor inviolável e a liberdade de autodeterminação. O debate constitucional na Alemanha -- A relação com os direitos fundamentais. A inviolabilidade da dignidade humana à prova das ponderações e do balancing test -- A dignidade humana no "direito constitucional europeu": algumas passagens jurisprudenciais -- O direito de sermos nós mesmos.

Classificação (CDDir)
341.27
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO CONSTITUCIONAL [ 341.2 ]
»» Direitos Fundamentais. Direitos primordiais. Garantias asseguradas aos cidadãos e associações. Direitos do homem. Liberdades fundamentais. Direitos políticos [ 341.27 ]

Publicação: Texto - Português

 
2014
A dignidade humana e o "princípio liberdade" na cultura constitucional europeia / Paolo Ridola ; coordenação e revisão técnica: Ingo Wolfgang Sarlet ; tradução: Carlos Luiz Strapazzon, Tula Wesendonck.
   Imprenta: Porto Alegre, Livr. do Advogado, 2014.
   Descrição Física: 116 p.
   ISBN: 9788573488937
   Referência: 2014.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  SEN,  STF,  TJD,  TST

2023-01-28T23:04:53.000Z [ 9331902 ]