Resumo:Trata dos aspectos de erros cometidos pelas instituições bancárias, relativos ao mau funcionamento de serviços que lesionam a pessoa física ou jurídica destacando-se: protesto indevido, negativação indevida junto aos bancos de dados como o Serasa Cadin e SPC, devolução de cheques equivocadamente, transferência de valores sem autorização expressa do cliente e débitos não autorizados, entre outros.
Sumário:Crédito abalado -- Danos patrimoniais e morais -- Sustação de cheque por via telefone ou por meio eletrônico -- Culpa no Direito brasileiro -- Do protesto indevido -- Serviços de proteção creditícia: mantença ou inclusão indevida do nome -- Abertura de conta e tipos de contas bancárias -- Conta-salário -- Transferência de dinheiro para investimentos e débitos em conta -- Aplicações financeiras -- Certificado de depósito bancário (CDB) e recibo de depósito bancário (RDB) -- Cadastro de emitentes de cheques sem fundos (CCF) -- Cheque características -- Devolução de cheque -- Compensação de cheques -- Empréstimos -- Encerramento de conta -- Fundo garantidor de créditos (FGC) -- Tarifas bancárias -- Cadastro informativo de créditos não quitados do setor público federal (CADIN) -- Cartões de crédito.