Resumo:"De início, o artigo trata de conceitos de educação ambiental, contextualizando-os em documentos internacionais e nacionais, com destaque para a Política Nacional de Educação Ambiental. Em seguida, estuda a formação da sociedade de risco e os seus padrões de consumo, para compreender a necessidade de uma nova consciência ambiental. Ainda, aborda a função solidária empresarial e a necessidade de incorporação dela no cotidiano das empresas para a alteração dos padrões de produção e consumo. Ao final, analisa como o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), implementado no âmbito da ISO 14000 e 14001 e auxiliado pela educação ambiental corporativa, pode colaborar nos processos de produção e na oferta de produtos mais sustentáveis. Além disso, expõe situações práticas em que o marketing verde desempenhou um papel de educação ambiental não formal do consumidor, desenhando novos traços de conscientização ambiental. Por meio do método hipotético-dedutivo e dos procedimentos bibliográfico e documental levanta-se a hipótese de que a educação ambiental tem potencialidade para gerar alterações nos padrões de produção e consumo danosos da sociedade de risco, sem que isso prejudique o potencial lucrativo da exploração das atividades econômicas comerciais, consubstanciando, assim, o desenvolvimento sustentável."
Sumário:Educação ambiental : das bases conceituais à afirmação de uma política nacional -- Sociedade de risco e padrões de consumo : o retrato de uma sociedade que necessita de uma nova consciência ambiental -- Função solidária empresarial na sociedade de risco.