Tipo
Artigo de revista
Título
Análise da (in)constitucionalidade da vedação legal à laqueadura tubária em parto cesariano
Data
2014
Ementa

Resumo:Aborda o dispositivo infraconstitucional insculpido no art. 10, § 2º, da Lei n. 9.263/96, o qual veda à mulher hígida a realização de sua esterilização voluntária não terapêutica, pela via da laqueadura tubária em parto cesariano do seu primeiro ou segundo filho. Registra que a legislação pátria daí decorrente exige desta mulher um segundo procedimento invasivo e cruento, a se realizar, pelo menos, 42 dias após o parto. Busca, através do estudo teórico, na doutrina e jurisprudência abalizada, sob o suporte do método exegético jurídico, tecer uma análise sistemática dos ditames constitucionais que gravitam em torno da legislação vigente e tendentes a obstaculizar o procedimento laqueador justamente no momento em que ele é fisiológica e tecnicamente mais oportuno. Depreende que é flagrante a (in)constitucionalidade do dispositivo infraconstitucional que veda a laqueadura em parto cesariano, posto importar em ofensa aos princípios constitucionais da liberdade e do livre planejamento familiar acarretando instabilidade ao sistema jurídico, na medida em que retira da mulher a possibilidade de escolher o seu próprio destino, mas, ferindo o regime estatal de tutela à dignidade humana.

Sumário:O impeditivo infraconstitucional -- A realização do procedimento médico e a desconformidade com a legislação infraconstitucional -- O respeito à legislação vigente e as vias democráticas do ativismo judicial -- Perspectivas da concretização do direito ao livre planejamento familiar em oposição à norma infraconstitucional.

Classificação (CDDir)
341.2726
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO CONSTITUCIONAL [ 341.2 ]
»» Direitos Fundamentais. Direitos primordiais. Garantias asseguradas aos cidadãos e associações. Direitos do homem. Liberdades fundamentais. Direitos políticos [ 341.27 ]
»»» Direitos da Pessoa Humana. O Estado e os indivíduos. Liberdades Públicas [ 341.272 ]
»»»» Direitos políticos da mulher [ 341.2726 ]

Publicação: Texto - Português

 
2014
Revista direito e liberdade: RDL / Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte.
   Imprenta: Natal, Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte, 2005.
   Referência: v. 16, n. 1, p. 11–31, jan./abr., 2014.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  SEN,  STJ

2023-01-29T00:54:53.000Z [ 9623284 ]