Tipo
Artigo de revista
Título
Uma visão psicojurídica sobre a importância do comportamento dos pais na educação dos filhos
Data
2014
Ementa

Resumo:Reflete sobre as questões do estabelecimento de limites relacionados ao processo educativo no contexto familiar, a partir da interface entre o Direito e a Psicologia. Fundamentado na bibliografia referente ao assunto, nas práticas profissionais e nas mudanças relacionadas aos fatores históricos, pode-se inferir que certos princípios ficam questionáveis e o sentido que se atribui às ações se relativiza, gerando incertezas sobre os valores que devem ser construídos nas relações familiares relacionados aos limites na educação dos filhos. Há anos a família foi considerada como o principal veículo de transmissão de valores sociais que estruturavam a tradição, mas hoje essa mesma estrutura familiar parece enfrentar dificuldades em relação à maneira de exercer seus papéis como figura de continência e referência. É obrigação dos pais cuidar da educação dos filhos, podendo a omissão trazer consequências legais, contudo, a sanção aos pais omissos, por si só, não trará resultados benéficos. Logo, o grande desafio não é simplesmente punir, mas sim identificar os casos em que as falhas na condução da educação, no que se refere a limites, são decorrentes do despreparo dos pais frente às transformações do mundo contemporâneo. Nessa perspectiva, ações podem ser propostas visando a capacitação dos pais e, com isso, garantir o princípio da Proteção Integral à criança e ao adolescente, numa atuação conjunta dos profissionais da área do Direito e da Psicologia.

Classificação (CDDir)
341.272
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO CONSTITUCIONAL [ 341.2 ]
»» Direitos Fundamentais. Direitos primordiais. Garantias asseguradas aos cidadãos e associações. Direitos do homem. Liberdades fundamentais. Direitos políticos [ 341.27 ]
»»» Direitos da Pessoa Humana. O Estado e os indivíduos. Liberdades Públicas [ 341.272 ]

Publicação: Texto - Português

 
2014
Revista de direito da infância e da juventude / Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP).
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 2013.
   Descrição Física: 4 v.
   Referência: v. 2, n. 3, p. 275–290, jan./jun., 2014.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STJ

2023-01-29T00:51:16.000Z [ 9611737 ]