Tipo
Artigo de revista
Título
Primeira infância, sistema prisional e o direito ao desenvolvimento, à saúde, à convivência familiar e à liberdade
Data
2014
Ementa

Resumo:Aponta a necessidade de analisarmos a situação de crianças, em especial aquelas ainda em sua Primeira Infância, que possuem suas genitoras encarceradas, demonstrando os males gerados pelo desenvolvimento da criança longe da mãe. Assim, propomos a aplicação do regime da prisão domiciliar, como já ocorre em outros países como a Argentina, para todas as mães com filhos até cinco anos condenadas pela Justiça Criminal, como forma de privilegiar o direito a proteção integral da criança quando ponderado com o direito de punir do Estado. Em seguida, sabendo da dificuldade de se aplicar essa tese dentro do cenário jurídico e social atual, o trabalho também tenta analisar os direitos destas crianças à amamentação, à convivência familiar e à educação, propondo ao final manual de procedimento que respeitaria esses direitos.

Sumário:Primeira infância -- A prisão domiciliar como a melhor forma de garantir os direitos dos filhos de mães presas durante a Primeira infância -- Direito vigente quanto à permanência de crianças no período de amamentação junto às mães presas -- Do direito a convivência familiar e o acolhimento institucional -- Do direito à educação -- O "melhor" interesse da criança e a proposta de manual de procedimento atinente à permanência de crianças na penitenciária feminina de Pirajuí/SP.

Classificação (CDDir)
342.17
 
DIREITO PRIVADO [ 342 ]
» DIREITO CIVIL [ 342.1 ]
»» Direito do Menor. Estatuto da Criança e do Adolescente ﴾ECA﴿ [ 342.17 ]

Publicação: Texto - Português

 
2014
Revista de direito da infância e da juventude / Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP).
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 2013.
   Descrição Física: 4 v.
   Referência: v. 2, n. 3, p. 103–125, jan./jun., 2014.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STJ

2023-01-29T00:51:13.000Z [ 9611582 ]