Tipo
Artigo de revista
Título
Criança e adolescente
Data
2014
Ementa

Resumo:Trata da moradia como direito fundamental do ser humano, também direcionado para crianças e adolescentes, destinatários do direito ao desenvolvimento em um ambiente salutar. É direito social de eficácia plena e imediata, podendo ser exigido por parte do indivíduo que se encontra em condições de habitabilidade inadequadas. Compete não só ao Poder Público, senão também a toda a rede de garantia de direitos assegurar à população condições de habitação adequadas, observadas as regras de planejamento urbano, de modo a se garantir o direito à convivência familiar em um ambiente salubre sem, em nenhum momento, se adotar postura discriminatória com relação à população de baixa renda.

Sumário:Conceito e eficácia dos direitos sociais -- Moradia enquanto direito social integrante da noção de mínimo existencial : fundamentos e bases normativas -- Direito urbanístico e tutela do direito à moradia -- A pobreza nas questões de moradia e os direitos de crianças e adolescentes.

Classificação (CDDir)
341.272
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO CONSTITUCIONAL [ 341.2 ]
»» Direitos Fundamentais. Direitos primordiais. Garantias asseguradas aos cidadãos e associações. Direitos do homem. Liberdades fundamentais. Direitos políticos [ 341.27 ]
»»» Direitos da Pessoa Humana. O Estado e os indivíduos. Liberdades Públicas [ 341.272 ]

Publicação: Texto - Português

 
2014
Revista de direito da infância e da juventude / Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP).
   Imprenta: São Paulo, Revista dos Tribunais, 2013.
   Descrição Física: 4 v.
   Referência: v. 2, n. 3, p. 87–102, jan./jun., 2014.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STJ

2023-01-29T00:51:13.000Z [ 9611580 ]