Tipo
Artigo de revista
Título
The Issue of state action/horizontal effect in comparative constitutional law
Data
2003
Ementa

Resumo:Este artigo examina o efeito horizontal das normas constitucionais (ou o problema do "state action") em diversos sistemas constitucionais. Discute que a dificuldade da matéria varia dependendo de dois aspectos nesses sistemas: suas estruturas e seus comprometimentos ideológicos. Os sistemas com cortes constitucionais gerais e centrais encontrarão a matéria do efeito horizontal mais facilmente que os sistemas com cortes constitucionais especializadas, e particularmente sistemas com fortes arranjos federais. Sistemas com grande comprometimento com as normas democráticas sociais encontrarão a matéria mais facilmente que sistemas com frágeis comprometimentos sociais. Este artigo também examina modos de solucinar os problemas das ações de estado, pela doutrina constitucional ou pelas revisões judiciais como ilustrado pela decisão da Corte Constitucional da África do Sul.

Sumário:Alguns casos ilustrativos -- Estruturas e seus efeitos sobre as dificuldades da questão -- Democracia social e a matéria do efeito horizontal -- Solucionando o problema da ação de estado/efeito horizontal -- Democracia social, ação de estado/efeito horizontal e a separação de poderes.

Classificação (CDDir)
341.274
 
DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO CONSTITUCIONAL [ 341.2 ]
»» Direitos Fundamentais. Direitos primordiais. Garantias asseguradas aos cidadãos e associações. Direitos do homem. Liberdades fundamentais. Direitos políticos [ 341.27 ]
»»» Garantias constitucionais dos direitos individuais [ 341.274 ]

Publicação: Texto - Inglês

 
2003
International journal of constitutional law
   Imprenta: New York, Oxford University Press, New York University School of Law, 2003.
   Referência: v. 1, n. 1, p. 79–98, Jan., 2003.
   Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas
   Localização:  STF

2023-01-29T00:09:51.000Z [ 9508536 ]